DESCASO EM NATAL: Ambulância do PRAE em Natal/RN transportando materiais de construção.

O PRAE – Programa de Acessibilidade Especial, é um programa de serviço gratuito de transporte porta a porta, realizado com veículos acessíveis, adaptados para o transporte de pessoas comprovadamente com mobilidade reduzida, devido a uma deficiência, à idade ou a qualquer outro fator. Trata-se de um serviço complementar ao sistema de transporte coletivo urbano do município do Natal.

Quem presta e fiscaliza este tipo de serviço é a Prefeitura Municipal do Natal - PMN, por intermédio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano - STTU e a Secretaria Municipal de Saúde - SMS com a parceria do SETURN.

Quem pode utilizar este serviço são as pessoas com mobilidade reduzida comprovada, associadas ou não a outras deficiências, temporais ou permanentes, devido a uma deficiência, à idade ou a qualquer outro fator.

Mas na realidade não é esse o serviço que as ambulâncias estão prestando aos pacientes com as necessidades acima citadas, pois flagramos na sede do SAMU, uma ambulância, que é um dos tipos de veículos que realiza o serviço, fazendo o transporte de material de construção, e não de pacientes, como obrigatoriamente deveria ser.

Comprova-se com isso como realmente está sendo tratado o serviço de assistência à saúde na cidade do Natal. Continua sendo grande o descaso com os pacientes especiais, que necessitam diariamente deste tipo de serviço. Além de transportes quebrados, com deficiência de uso, atrasos, existe a falta de respeito para prestação de serviço totalmente avesso à saúde.

Este programa é regido pelo Decreto nº 8.519, DE 27 DE AGOSTO DE 2008, o qual deixa especificamente claro que tanto a STTU, quanto a SMS, detém da fiscalização, planejamento, projeto, implantação, controle, programação operacional e a operação destes serviços serão de responsabilidades da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano - STTU e Secretaria Municipal de Saúde - SMS.

O Blog do Talles Pinheiro deixa aberto o espaço, sempre de forma democrática, para que tanto a Prefeitura, como a STTU e SMS, faça suas explicações ao fato presenciado e quais as providências que serão tomadas para o descaso.




Comentários

  1. Olá talles sou funcionário do prae e essa informação está errada esse veículo não faz mais parte da frota do prae,esse veículo e da empresa os veículos do prae são todos novos,e outra coisa o serviço do prae é um serviço sério e que faz um belo trabalho para a população nunca isso seria feito respeitamos muito o nossos usuários,portanto digo a todos que essa informação está equivocada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro. Se observar bem nas fotos, irá verificar que na lateral da ambulância está o símbolo (logomarca) do PRAE. Presumi-se que o veículo é realmente do PRAE. Sei que o PRAE é um serviço sério, porém verifica-se falhas quanto ao destino de uso de ambulância. Por constar justamente o símbolo do PRAE é que postamos a informação. O Blog tem o máximo de cuidado com as informações postadas, para que nosso leitor saiba da veracidade dos fatos. Agradeço a sua interação.

      Excluir

Postar um comentário