PÁTRIA EDUCADORA: MEC anuncia que ACABOU o dinheiro para contratos novos do Fies.



O Ministério da Educação vai recorrer da decisão da Justiça de Mato Grosso, que mandou reabrir as inscrições para contratos novos do Fundo de Financiamento Estudantil. O prazo tinha terminado na quinta-feira (30).

O Ministério da Educação insiste que já esgotou os recursos, o dinheiro para novos contratos, R$ 2,5 bilhões para 252.442 novos negócios. Na tarde desta segunda-feira (4), no Ministério da Educação, o ministro Renato Janine Ribeiro foi direto: “Nós entendemos que, não havendo mais recursos, então a reabertura do sistema seria meio inútil”.

O juiz determinava a reabertura do sistema para novos contratos assim que o Ministério da Educação fosse notificado, o que aconteceu
por volta das 19h de segunda-feira (4). A partir de agora, a AGU, Advocacia Geral da União, tem cinco dias para recorrer sem pagar multa. E ela vai argumentar que o sistema teve, sim, uma série de problemas, mas que tudo foi resolvido, tanto que 252 mil estudantes conseguiram fechar os contratos. O ministro foi muito duro: ele disse que "acabou, simplesmente acabou o dinheiro para novos contratos".

Não há uma previsão de uma nova edição do Fies para o segundo semestre, e o ministro disse que o governo não pode prometer algo que não tem certeza, que seria uma temeridade afirmar isso no momento. Os cursos mais procurados foram engenharia, direito e enfermagem.

Comentários