Secretaria de Saúde descarta surto de meningite no Rio Grande do Norte.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) descartou que o Rio Grande do Norte esteja passando por um surto de meningite. Durante entrevista coletiva realizada no início da tarde desta quarta-feira (13).

De acordo com o secretário de saúde Ricardo Lagreca, o número de casos registrados em 2015 são muito próximos ao de 2014. "Não há surto de meningite no estado, já que o número de casos está dentro do esperado pela vigilância epidemiológica e as ocorrências não se concentraram numa área específica", disse o secretário.

No período de janeiro a maio de 2015, foram
confirmados 10 casos da doença no RN, distribuídos por oito municípios, sendo dois em Natal e Parnamirim e casos isolados nas cidades de São José de Mipibu, Extremoz, Monte Alegre, João Câmara, Lagoa D’Anta e Ielmo Marinho. Do total de casos confirmados, quatro vieram a óbito (Extremoz, Parnamirim, João Câmara e Lagoa D’Anta). Segundo os dados da secretaria, até o momento não há correlação entre os casos.

De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Kristiane Fialho, todas as medidas de controle estão sendo tomadas, que incluem assistência médica, hospitalização imediata, com ênfase no diagnóstico precoce e tratamento adequado, além do monitoramento dos casos, investigação e exames laboratoriais.


Kristiane Fialho acrescenta que em caso de sintomas de meningite, como febre alta, dor de cabeça intensa e contínua e manchas vermelhas na pele, as pessoas devem procurar imediatamente assistência de médica.

Comentários