RN: Hub, turismo e a economia potiguar.

O Rio Grande do Norte está na disputa com o Ceará e Pernambuco para sediar um centro de distribuição de voos da LATAM, com investimentos total de R$ 9 bilhões e geração de 10 mil empregos. Projeto tem potencial  para alavancar economia potiguar.
A instalação de um hub da TAM no aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, resultaria em um acréscimo de 696% na malha área atual da companhia no Rio Grande do Norte. O crescimento aconteceria na frequência de vôos semanais, que sairia dos atuais 28 para 223 voos, segundo os planos da companhia. Além disso, a expectativa é que o estado escolhido para sediar o hub ganhe conexões com 13 destinos internacionais na Europa e no MERCOSUL, e outras 18 rotas domésticas.
Entre o Rio Grande do Norte e o investimento, porém, se avultam dois concorrentes: Recife e Fortaleza. Ambas as capitais são
estudadas pela TAM Linhas Aéreas para sediar o primeiro centro de conexões aéreas do Nordeste. Na estimativa da empresa, o acréscimo seria de 1,5 milhão de passageiros/ano.
Porém, a companhia cobra uma agenda de necessidades ao Governo do Estado e às prefeituras, como a garantia de finalização dos dois acessos ao aeroporto até o início das operações do hub, a qualificação de mão de obra e benefícios fiscais – assegurados, inclusive, por meio de programas como o de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi), Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial pelo uso do Gás Natural (Progás) e o Programa de Desenvolvimento Portuário e Aeroportuário do RN (Proimport).
A presidente da TAM, Cláudia Sender, está com uma visita agendada ao Rio Grande do Norte para o dia 18 de junho, desta vez com a presença de representantes do Governo do Estado e das prefeituras de Natal e São Gonçalo do Amarante.
A TAM Linhas Aéreas informou que o processo de análise das cidades só deverá ser concluída no final do ano. A expectativa é que a escolha seja anunciada em dezembro de 2015, com início das operações do hub em dezembro de 2016.
O investimento da companhia, somente em remanejamento da frota, é de R$ 3,9 milhões. Serão destinados ao hub 17 airbus 319, utilizados para voos nacionais, e 13 boings 767, destinados a voos internacionais.

Segundo a companhia, o principal objetivo do primeiro hub doméstico e internacional do Nordeste é ampliar a atuação e a capilaridade das operações do grupo LATAM na América do Sul e no mercado internacional, aumentando principalmente os destinos atendidos na Europa.

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