O Rio Grande
do Norte está na disputa com o Ceará e Pernambuco para sediar um centro de
distribuição de voos da LATAM, com investimentos total de R$ 9 bilhões e
geração de 10 mil empregos. Projeto tem potencial para alavancar economia
potiguar.
A instalação
de um hub da TAM no aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do
Amarante, resultaria em um acréscimo de 696% na malha área atual da companhia
no Rio Grande do Norte. O crescimento aconteceria na frequência de vôos
semanais, que sairia dos atuais 28 para 223 voos, segundo os planos da
companhia. Além disso, a expectativa é que o estado escolhido para sediar o hub
ganhe conexões com 13 destinos internacionais na Europa e no MERCOSUL, e outras
18 rotas domésticas.
Entre o Rio
Grande do Norte e o investimento, porém, se avultam dois concorrentes: Recife e
Fortaleza. Ambas as capitais são
estudadas pela TAM Linhas Aéreas para sediar o
primeiro centro de conexões aéreas do Nordeste. Na estimativa da empresa, o
acréscimo seria de 1,5 milhão de passageiros/ano.
Porém, a
companhia cobra uma agenda de necessidades ao Governo do Estado e às
prefeituras, como a garantia de finalização dos dois acessos ao aeroporto até o
início das operações do hub, a qualificação de mão de obra e benefícios fiscais
– assegurados, inclusive, por meio de programas como o de Apoio ao
Desenvolvimento Industrial (Proadi), Programa de Apoio ao Desenvolvimento
Industrial pelo uso do Gás Natural (Progás) e o Programa de Desenvolvimento
Portuário e Aeroportuário do RN (Proimport).
A presidente
da TAM, Cláudia Sender, está com uma visita agendada ao Rio Grande do Norte para
o dia 18 de junho, desta vez com a presença de representantes do Governo do
Estado e das prefeituras de Natal e São Gonçalo do Amarante.
A TAM Linhas
Aéreas informou que o processo de análise das cidades só deverá ser concluída
no final do ano. A expectativa é que a escolha seja anunciada em dezembro de
2015, com início das operações do hub em dezembro de 2016.
O investimento
da companhia, somente em remanejamento da frota, é de R$ 3,9 milhões. Serão
destinados ao hub 17 airbus 319, utilizados para voos nacionais, e 13 boings
767, destinados a voos internacionais.
Segundo a
companhia, o principal objetivo do primeiro hub doméstico e internacional do
Nordeste é ampliar a atuação e a capilaridade das operações do grupo LATAM na
América do Sul e no mercado internacional, aumentando principalmente os
destinos atendidos na Europa.
Comentários
Postar um comentário