Secretária Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do RN e o fim da Corregedoria Geral.

A titular da pasta da SESED/RN coleciona índices negativos na segurança pública do RN, isso já era esperado. Não há perfil técnico, não há planejamento, não há gestão, não há projeto. O quê existe de fato é alguém que assumiu uma secretaria tão importante por que tem amizade com o governador.
Kalina Leite tem um sonho: Extinguir o cargo de Corregedor Geral da SESED/RN para que os delegados se favoreçam do corporativismo e jamais punam os seus pares.

A população, que hodiernamente sofre abusos praticados por policiais, vai ficar a mercê do curral de burro-falantes que auto se intitulam de “doutores ”.Não bastasse isso, a Corregedoria da polícia militar vai funcionar em um prédio que não respeita à acessibilidade para idosos e deficientes. Os coronéis da PM querem
mandar na corregedoria da PM para interferir nos procedimentos e livrarem seus pares de responder a processos administrativos.

A Corregedoria Geral é um dos poucos órgãos que a
população pode recorrer e reclamar quando é vítima de algum mal policial, mas também é um órgão em que os próprios policiais têm a garantia constitucional da ampla defesa e contraditório em procedimentos que respondem.

A transparência, a acessibilidade, o direito a informação são pilares de uma democracia, mas esses pilares estão ruindo na gestão de Kalina Leite, essa está mais perdida do que barata tonta, vive de aparições nas colunas sociais, mas preocupação com o “social”, ela não tem nenhuma, como já foi dito outrora, Kalina Leite incorporou a personagem Alice, da famosa história “Alice no país das maravilhas”, toma café com o Gato de Botas e com a Rainha de Copas, enquanto o povo potiguar vive no “Inferno de Dante”, e põe dantesco nisso.

Fonte: Vanilson Julião


Com o fim da Corregedoria Geral, a SESED deixa de receber convênios com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e com a SENASP no tocante à verba para a Corregedoria Geral. O RN vai à contra mão dos demais estados, pois está extinguindo a Corregedoria Geral, autônoma, comandada por um Corregedor de fora dos quadros da policia e que tinha total independência em relação às policias.  O que tem a dizer o Conselho Estadual dos Direitos Humanos e a Promotoria dos Direitos Humanos? Com a palavra esses dois órgãos!

Comentários