Periscope, novo app do Twitter para transmissão de vídeos em tempo real.

O Twitter é a rede social perfeita para quem quer acompanhar ou discutir grandes acontecimentos em tempo real. E por que não estender esse dinamismo aos vídeos? É exatamente essa a intenção do Twitter ao lançar o Periscope, aplicativo gratuito que permite ao usuário transmitir filmagens ao vivo.
A ferramenta foi disponibilizada nesta quinta-feira (26), mas não é exatamente nova. O Periscope vem sendo desenvolvido há um ano e, nesse meio tempo, teve versões beta privadas. Foi alguma dessas edições de testes que convenceu o
 Twitter a comprar o app – o negócio foi confirmado no último dia 13 e parece ter custado à companhia US$ 100 milhões.

De certa forma, o Periscope é uma reação ao Meerkat, app relativamente novo (foi lançado oficialmente em fevereiro) que também faz streaming em tempo real. A ferramenta se integra ao Twitter e avisa os seguidores do usuário sobre o início de uma transmissão.

No Periscope também há integração com o Twitter. Logo após o usuário fazer login (com suas credenciais na rede social), o app verifica quais contatos também usam o serviço e mostra uma lista de vídeos publicados recentemente por eles, assim como as transmissões mais populares de pessoas não seguidas.

Fazer streaming também é uma tarefa fácil. O usuário pode convidar todos os seus seguidores ou escolher quais deles verão o vídeo. A interação é garantida: os participantes podem mandar mensagens em tempo real ou “coraçõezinhos” para manifestar aprovação (ou qualquer outra intenção).

Assim como o Meerkat, o Periscope só está disponível para iOS, mas o Twitter promete uma versão para Android em breve. E para Windows Phone? Boa pergunta.

Comentários