Criação de corredor exclusivo altera rota de linhas de ônibus em Natal.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) divulgou nesta quarta-feira (2) alterações no trajeto das linhas de transporte público intermunicipal que operam em Natal. De acordo com a STTU, a criação de um corredor semi-exclusivo para linhas urbanas e semi-urbanas na Avenida Senador Salgado Filho motivaram a mudança dos trajetos nas linhas intermunicipais para outras vias da capital. As mudanças passam a valer a partir deste sábado (5) no sentido Centro/Zona Sul.

Segundo a STTU, a criação do corredor semi-exclusivo para as linhas urbanas e semi urbanas tem como intenção melhorar o tráfego na via. O corredor será demarcado a partir da
Avenida Salgado Filho até o viaduto do Quarto Centenário, também no sentido Centro/Sul. As linhas não sofrem alteração no sentido Sul/Centro.

Ainda de acordo com a secretaria, sofrerão alterações linhas de São Gonçalo do Amarante (R), Extremoz (122), Jardim Petrópolis (133), Ceará-Mirim (135), Regomoleiro (Via Tirol), Parnamirim (B, D, E), Macaíba (M), Barreta/Natal, Nísia Floresta/Natal, Pirangi Praia/Natal e Natal/São José de Mipibu.

Segundo o itinerário liberado pela STTU, tanto as linhas de transporte coletivo quanto as de opcional terão acesso à BR-101 a partir da marginal, localizada após o viaduto do Quarto Centenário. Linhas opcionais urbanas e semi urbanas que operam na capital terão acesso a via pela Avenida Romualdo Galvão, enquanto as linhas de transporte coletivo alteradas pelo novo cronograma terão acesso à BR por meio da Avenida Prudente de Morais.

O Departamento de Estudos e Projetos da STTU também anunciaram a criação de um corredor semi-exclusivo para as linhas de ônibus intermunicipais e urbanas na Avenida Prudente de Morais. Ainda de acordo com o departamento, o corredor deve ser demarcado nas próximas semanas.

Confira novos itinerários abaixo:

Desvios a partir da Avenida Presidente Bandeira (Canto superior esquedo)

Linhas alteradas: Barreta/Natal, Nísia Floresta/Natal, Pirangi Praia/Natal, Parnamirim (B e D), Natal/São José de Mipibu e todos os ônibus da Viação Campos;
Novo itinerário: Av. Presidente Bandeira, Rua São José, Av. Bernardo Vieira, Av. Prudente de Morais até a BR-101.

Desvios a partir da Rua Potengi (Canto superior direito)
Linhas alteradas: Nísia Floresta/ Natal (via São José) e Parnamirim (D, via Tirol);
Novo itinerário: Rua Potengi, Av. Prudente de Morais até a BR-101.

Desvios a partir da Avenida Prudente de Morais (Canto inferior esquerdo)
Linhas alteradas: Macaíba (M) e Parnamirim (E);
Novo itinerário: Retorno pela Av. Prudente de Morais, acesso a rua Alberto Silva, Av. Salgado Filho, Av. Bernardo Vieira, Rua São João, Rua Alberto Silva, Av. Prudente de Morais até a BR-101.

Desvios a partir da Avenida Antônio Basílio (Canto inferior direito)
Linhas alteradas: Ceará-Mirim (135), Extremoz (122), Jardim Petrópolis (133) e Regomoleiro (via Tirol);
Novo itinerário: Av. Antônio Basílio, Av. Prudente de Morais até a BR-101.


Opcionais intermunicipais
Linhas: Todas as linhas opcionais intermunicipais (menos Nova Parnamirim e Eucaliptos);
Novo itinerário: Av. São José, Av. Lima e Silva, Viaduto do 4º Centenário e novamente a Av. São José, onde seguirão para BR 101 pela Av. Prudente de Morais.

Opcionais Semi urbanos
Linhas: Nova Parnamirim e Eucaliptos;
Novo itinerário: Av. Romualdo Galvão.

Comentários