Mutirão DPVAT começa nesta segunda-feira (26) em Mossoró.



O Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Região Oeste vai realizar em Mossoró, em parceria com a Seguradora Líder, o mutirão para processos relacionados ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). O evento vai acontecer no Fórum Dr. Silveira Martins, no período de 26 a 29 de outubro a partir das 8 horas.

A expectativa é realizar cerca de 150 audiências por dia, mais de 500 durante a semana. Nas audiências serão realizadas as perícias e, se
possível, o acordo. “Nosso maior problema é a realização da perícia, já que para o processo andar é preciso ser feito um exame pelo ITEP”, explica o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Região Oeste, o juiz José Herval Sampaio.

Como a realização desses exames pelo Instituto estava atrasando os processos, o Judiciário entrou em acordo com a seguradora responsável e ela vai realizar as perícias na hora da audiência. O Seguro DPVAT beneficia as pessoas que sofreram acidente de trânsito e ficaram lesionadas ou inválidas e beneficiam a família de alguém que veio ao óbito por veículos automotores.

A ideia da conciliação é concretizar o verdadeiro ideal de justiça mantendo a relação social entre as partes envolvidas que devem trabalhar juntas a fim de chegar a um consenso. Outro objetivo é garantir um processo mais célere para ambas as partes, como a causa é resolvida em um único ato e sem a necessidade de produção de provas, a conciliação se torna mais rápida que o trâmite normal.

Comentários