População da Zona Norte do Natal tem acesso a documentos e serviços com o “Registrar é Legal”.



A Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima do conjunto Parque das Dunas foi o palco da terceira edição da ação ‘Registrar é legal’ que aconteceu nesta terça-feira (20). O projeto, que aconteceu pela primeira vez na Zona Norte da capital, tem o objetivo de emitir cartões do Sistema Único de Saúde, além de propiciar outros serviços para a população local, como a emissão do CPF e 2º via da certidão.

A coordenadora do Comitê Estadual das Demandas da Saúde, juíza Valéria Lacerda, ressalta que a ação foi agregando outros serviços à medida que surgiram novas necessidades. “Agora já temos o atendimento jurídico, vem a Defensoria Pública e vem a OAB nos ajudar, também tem a prevenção bucal, vacinas, palestras e o projeto Pai Presente, que é o reconhecimento de paternidade”. Para fornecer todos esses serviços, a ação conta
com membros da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, da OAB, da Pastoral da Saúde e funcionários do Banco do Brasil que, mesmo em greve, compareceram ao evento.

‘Registrar é legal’ surgiu a partir da observação dos participantes do projeto de extensão da UFRN Saúde e Cidadania (SACI), onde os alunos identificaram que a população do bairro Bom Pastor não possuía a documentação necessária para ter acesso ao sistema de saúde, com isso o projeto entrou em contato com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e a ação foi criada.

No conjunto Parque das Dunas, bairro Pajuçara, a ação chegou por meio da paróquia “a igreja busca minimizar a carência da comunidade o máximo que pode com orientação e com a busca desses meios disponíveis, porque a igreja não é responsável só pela evangelização no que diz respeito a parte espiritual, a igreja deve prestar atenção no ser humano como um todo”, ressaltou o padre Francisco Clodoaldo, que foi um dos responsáveis por levar a iniciativa à comunidade.

A população do Parque das Dunas aderiu à ação. O aposentado José Ribamar aproveitou para fazer o cartão do SUS de toda a família “uma vizinha minha me informou logo cedo que aqui estava aberto pra fazer a carteira do SUS, reuni os documentos necessários e vim fazer as carteiras”. A dona de casa Rosângela Santos também aprovou a iniciativa “eu estou gostando, porque pra tirar a segunda via do registro custa R$ 30,00, R$ 40,00 e aqui não cobra nada, então a gente já economiza”.

A ação ‘Registrar é legal’ continua na Zona Norte, a próxima edição vai acontecer no bairro Parque dos Coqueiros no dia 11 de novembro e a ideia também é expandir para o interior do estado. “Já temos um convite pra ir pra Lagoa de Velhos e pretendemos ir no dia 8 de dezembro que é o Dia da Justiça, vamos fazer uma grande comemoração do dia da justiça lá no interior”, finalizou a magistrada. 

Comentários