RN: Vereadores também receberam terras, diz CGU

Três vereadores de cidades do interior do Rio Grande do Norte  receberam parcelas da reforma agrária. Dois deles, obtiveram o benefício por meio de suas mulheres. Os políticos listados pela CGU são: Chico Lavoizier (PROS) de Assu;  Jácio Oliveira (PSD) de Barcelona; e Edileide Germano (PP) de Caiçara do Norte. Esta última, obteve o título da terra em seu nome.

Edileide foi eleita pelo Partido Progressista (PP) com 306 votos em 2012 para exercer mandato no período de 2013-2016. Nos registros dela na Justiça Eleitoral, sua ocupação consta como faxineira. Quatro meses
depois de assumir o mandato de vereadora, Edileide teve seu pedaço de terra homologado. Tentamos falar com ela por telefone por duas ocasiões. Na sexta-feira passada, um homem, que se apresentou como marido, atendeu o telefone e pediu para nossa equipe procurar o Incra para esclarecer a situação.

Jácio Antonio de Oliveira foi eleito em 2004 pelo antigo PL com 190 votos.   Em 2008, o seu partido havia se transformado no Partido da República (PR), mas ele também foi eleito com 196 votos. Nas mais recentes eleições, em 2012, ele ficou na suplência. Depois que um dos vereadores foi chamado para compor o secretariado municipal, Jácio assumiu o mandato em fevereiro do ano passado.

Na verdade, a titular é minha esposa. Isso já foi resolvido pelo Incra. Eu era agricultor antes, era registrado no sindicato e tudo, nunca tive carteira assinada”, contou. Segundo a CGU, a homologação da terra para a mulher dele ocorreu em 2007, último ano do seu primeiro mandato. “Em 2010, eu tive ganho de causa no Incra. Não precisei entrar na justiça, fiz a justificativa para a Incra só”, informou. No sistema do TSE, sua profissão consta como motorista de caminhão.

O vereador Chico Lavoizier (Pros) foi eleito nas eleições municipais de 2012 pelo PDT e recebeu 1.105 votos de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral. Em 2004, ele foi um dos dez vereadores eleitos da cidade pelo Partido Progressista (PP). Em 2005, sua esposa recebeu o lote de terra do programa de reforma agrária. Logo no primeiro mandato, ele separou-se da mulher. “A gente já se separou. O Incra veio aqui e tudo e eu mostrei os papeis do divórcio”, explicou. Outras fontes consultadas pela reportagem confirmaram que o vereador está com outra mulher.

Comentários